Desde sua inauguração, nossos
projetos são enredados na construção teórica, metodológica e epistemológica,
configurada como um método intitulado PTR® (Protocolo Transdisciplinar
Relacional), o qual está registrado na Biblioteca Nacional. Tem como premissa
de que é preciso constantemente criar um contexto complexo, para além do
terapêutico, pois, ao lidar com diferenças em todas as pessoas, lidamos com
novos pensamentos e ideias, uma vez que nada é homogêneo. A Água e Vida tem 12 princípios que geram a
nossa identidade:
- Transdisciplinaridade
- Interdisciplinaridade
- Visão bioecológica
- Visão sistêmica
- Base lúdica
- Múltiplas Linguagens da Pessoa
- Corpo presente e Real
- Desenvolvimento
- Ambiente como terceiro estimulador
- Inclusão
- Pedagogia de Projetos
A transdisciplinaridade que
rodeia o protocolo se interessa pela dinâmica gerada pela ação de vários níveis
de realidade ao mesmo tempo. Seu objetivo é a compreensão do mundo presente
para o qual um dos imperativos é a unidade do conhecimento. O conflito entre a
vida individual e a vida social aprofunda-se num ritmo acelerado e, uma
harmonia social, sobretudo no campo das terapias, necessita que sejam seguidos
os três pilares: os níveis de realidade, a lógica do terceiro incluso e a
complexidade. Ela é o pilar intrínseco em todos os nossos princípios.
Nosso trabalho tem como base
filosófica a perspectiva de cunho desenvolvimentista, responsivo e relacional,
com a Psicomotricidade norteando os serviços. O maior objetivo ao utilizar
esses métodos é o pleno bem-estar e desenvolvimento do indivíduo.
Além disso, somos parte das 11
Instituições no Brasil formadoras de profissionais psicomotricistas,
reconhecida pela ABP (Associação Brasileira de Psicomotricidade), e exclusiva
na Formação Profissional de Psicomotricidade Aquática e Escolar desde 1998,
constituindo-se assim como clínica-escola.
Atuamos também na organização de
eventos voltados à promoção da Psicomotricidade. Em 1997, foi realizado o
Simpósio Internacional de Psicomotricidade, que contou com a presença marcante
de André Lapíerre, criador da Psicomotricidade Relacional. Já em 2014, tivemos
um Seminário Internacional de Psicomotricidade, intitulado “A Psicomotricidade
e a Escola”, na qual esteve presente o psicomotricista uruguaio, Juan Mila
Demarchi.